Neuda Lopes

Neuda Lopes

Maria Neuda Lopes

Eleita para o segundo mandato em 2016 com 206 votos, a vereadora Maria Neuda Lopes, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, nasceu no sítio Varzinha, município de Rafael Fernandes – RN em 27 de maio de 1968. Neuda Lopes é divorciada e mãe de uma filha.

Concluiu o Ensino Superior em Letras – com Habilitação em Língua Portuguesa no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em Pau dos Ferros – RN, na mesma instituição cursou Especialização em Linguística Aplicada. Concluiu a Escola Bíblica de Formação de Agentes (CEBI) na década de 90. Neuda é professora aposentada da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Foi Secretária Municipal de Educação de Rafael Fernandes nos período de 2009-2012.

Neuda Lopes participou da fundação do Partido do Trabalhadores – PT em Rafael Fernandes, sendo sua primeira presidente, é associada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – SINTE/RN. Atuou como membro de diversos Conselhos Municipais, representando a Igreja Católica. Tendo como causas de luta, a educação e a valorização dos profissionais de educação.

Neuda tem sua trajetória ligada aos movimentos de pastorais sociais da Igreja Católica desde a década de 1980 até os dias atuais, com atuação na Igreja de Santa Luzia de Rafael Fernandes – RN, sendo: catequista de crianças, participou da fundação da pastoral da criança, da pastoral da catequese, da pastoral do dízimo, membro do Conselho Pastoral da Igreja, atualmente sendo tesoureira, e ainda atua nos movimentos de Legião de Maria e Mãos Ensanguentadas de Jesus, sendo também catequista para preparação do Sacramento da Crisma e coordena a Pastoral do Dízimo. Neuda faz parte da Comissão do Centenário de Fé e Evangelização de Santa Luzia em Rafael Fernandes, além disso, tem colaborado em várias outras atividades pastorais em sua comunidade, tendo sido coordenadora de várias edições da Festa de Santa Luzia.

Neuda iniciou sua atuação política em Rafael Fernandes no ano de 2008, quando candidatou-se a vereadora também pelo PMDB, na ocasião, não foi eleita e ficou como suplente, obtendo 178 votos. Neuda Lopes foi eleita para o primeiro mandato em 2012 com 252 votos também pelo PMDB. Atualmente é a 1ª Secretária da Casa Legislativa Biênio 2017-2018.