Câmara Municipal apoiou iniciativa de vereador e deu início a abaixo-assinado pedindo água ao Governo do Estado

A mobilização é uma iniciativa em busca de sensibilizar as autoridades responsáveis pelos recursos hídricos da região.

A Câmara Municipal de Rafael Fernandes através de seu plenário, que esteve reunido nesta última sexta-feira dia 09 de junho, deu início a um abaixo assinado, no qual requer à extensão da Adutora Alto Oeste até a cidade de Rafael Fernandes, do trecho que leva água da Barragem Santa Cruz do Apodi para a cidade de Pau dos Ferros.

O Município de Rafael Fernandes localizado na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, há 05 (cinco) anos vem sofrendo com a falta de água para atendimento básico da população, resultado, sobretudo, de uma longa estiagem que assola o sertão nordestino nesse período.

Segundo Dados publicados no Jornal Tribuna do Norte, em sua página da Internet em 09 de fevereiro de 2017, o município de Rafael Fernandes figura entre os 18 (dezoito) municípios potiguares que estão em Colapso Hídrico, ou seja, não são abastecidos pela rede de água da Companhia de Água e Esgotos do RN – CAERN.

A Situação tem se agravado, porque as chuvas que caíram sobre o município durante o ano de 2017 foram insuficientes para reposição de seus reservatórios.

Por outro lado, a Adutora Alto Oeste que faz a captação da água na Barragem de Santa Cruz do Apodi está em pleno funcionamento, abastecendo vários municípios da região, chegando, inclusive, à zona rural de Pau dos Ferros – RN, distante apenas 07 (sete) quilômetros da zona urbana de Rafael Fernandes – RN, ou seja, um pequeno trecho, de fácil ligação e custos reduzidos, que, se operacionalizado, melhoraria muito as condições de vida da população de Rafael Fernandes.

Dessa forma, o vereador Jório Cezar Chaves Damião, Presidente da Câmara Municipal de Rafael Fernandes, em atenção à solicitação dos munícipes, apresentou este Abaixo Assinado no Plenário da Casa Legislativa de Rafael Fernandes, sendo acolhido por todos os vereadores e referenciado pela assinatura de parcela significativa da população.

Segundo Jório Cezar “Vamos levar este documento à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que segue referenciado pelos vereadores e vereadoras e pelos cidadãos e cidadãs rafaelenses, com o propósito de garantir a extensão da Adutora Alto Oeste até a cidade de Rafael Fernandes, do trecho que leva água da Barragem Santa Cruz do Apodi para a cidade de Pau dos Ferros”.

O Documento que consta com quase mil assinaturas já foi encaminhado para Assembleia Legislativa do Estado neste dia 14 de junho de 2017.